
Olá,
Tem uma ideia de produto digital, uma oportunidade em mãos ou têm hipóteses para resolver problemas e não sabe por onde começar ou como inovar? Não sabe como tirar essa ideia do papel e qual caminho direcionar os esforços?
Em um workshop colaborativo de 5 dias, aplico técnicas de acordo com a necessidade de cada cliente e direciono a equipe envolvida no projeto a chegarem nessas respostas.
Ajudo organizações a lançar novos produtos no mercado mais rapidamente, permitindo que validem ideias, priorizem recursos e iterem com mais agilidade.
Conceito Agile no Desenvolvimento de Produtos
Atualmente ter uma estratégia sólida e uma pesquisa meticulosa não é um indicativo de sucesso por muito tempo, planejamento e previsão são precisos apenas quando se baseiam num histórico operacional longo e estável e num ambiente relativamente estático. Com a velocidade em que evoluímos, não dispomos de tempo para dedicar a ciclos de pesquisa e experimentação muito longos, pois, a grande maioria dos cenários atuais são de rápidas mudanças e grande incerteza.
O conceito de Agile tem a proposta de ser uma abordagem iterativa e incremental que prioriza a flexibilidade e a resposta rápida às mudanças, então, com esse conceito evoluímos através de ciclos de desenvolvimento curtos, ajustamos a direção e melhoramos a estratégia nos adaptando às necessidades do mercado e inovações tecnológicas, em poucas palavras, “erre rápido e aprenda rápido, gaste menos tempo e recursos nesse processo”.
Metodologias Fundamentais
Existem diversas metodologias e caminhos para a proposta de hipóteses e validação de ideias de maneira ágil, nessa consultoria faço o uso de dois principais modelos,
Lean Startup
Uma metodologia centrada no ciclo de feedback "construir, medir, aprender". Este processo contínuo permite validar hipóteses rapidamente, reduzindo o risco e ajustando o curso conforme necessário;


Design Thinking
Um processo criativo que promove a inovação através da divergência e convergência de ideias, explorando várias soluções possíveis e, em seguida, focando nas melhores ideias para resolver os problemas identificados.


Design Sprint e Lean Inception
Os dois modelos acima derivam em mais dois livros, Design Sprint e Lean Inception, que fornecem ferramentas que faço uso para conduzir o grupo a definir o escopo de um MVP (Produto Mínimo Viável) ou de uma feature para a evolução de um produto já existente.
10,1%
É a média de pessoas que citaram Product Discovery como habilidade para desenvolverem em 2 anos.
Sendo 9,1% para PMs, 5,6% para Lideranças e 15,3% para APMs e Analistas.
31,7%
Product Growth 15,8%, Discovery 10% e Alinhamentos 5,9% representam 31,7% das dificuldades nos desafios do dia-a-dia de produtos citados pelos profissionais da área.
30%
dos PMs e Lideranças de Produto indicaram que a maior parte do tempo é alocado para realizarem Alinhamentos, organizar Roadmap e refiinar a Visão do Produto nas responsabilidades do dia-a-dia,
*Pesquisa: Panorama de Product Management no Brasil 2022-2023 - PM3
A consultoria é aplicada na fase de Discovery
A descoberta de um produto ou "Discovery" é um processo que identifica o que vai ser construido. É a fase onde você definirá objetivos, filtrará ideias e identificará potenciais riscos durante a fase de implementação ou entrega. É nesse momento em que aplicamos os workshops.

5 dias de workshop
"5 dias é muito tempo, temos outras coisas para fazer!". Seguindo um modelo tradicional, baseado em entrevistas com os usuários e envolvidos no projeto, pesquisas, levantamentos de requisitos, um discovery pode levar em média de 30 a 90 diais para só então ser avaliado se vale a pena seguir em frente ou não com o desenvolvimento.
Após o workshop a equipe terá insumos o suficiente para "colocarem a mão na massa", isto é, criar User Storys, cenários de teste, protótipos de alta fidelidade, preparação e modelagem do banco de dados, alocação de recursos de Devops e infraestrutura, desenho e estruturação da arquitetura do sistema, codificação, plano de marketing, dentre todas as demais etapas necessárias. Quanto mais rápido (sem comprometer a qualidade) o Discovery for feito, melhor.

Ferramentas e métodos são escolhidos de acordo com o objetivo de cada cliente
Temos uma variedade de ferramentas e métodos que são organizados e aplicados de acordo com a necessidade de cada cliente e podem ser muito diversas e mudar dependendo da situação. No entanto, cada método procura sempre envolver ativamente os stakeholders e equipe que atuará no projeto. A premissa é que os métodos sejam sempre práticos, promovam uma boa documentação, incentivem o trabalho ágil em equipe e, em última análise, contribuam para uma boa entrega.

O que teremos no final

Validação de Ideias
O maior objetivo é validar se faz sentido perseverar e prosseguir com a ideia, pivotar e ajustar o curso de determinados aspectos ou cancelar a iniciativa e empregar esforços em outra ideia.

Definição do Escopo
Identificamos as funcionalidades essenciais para a primeira versão do produto ou para a feature, que entreguem o valor proposto com o mínimo de desenvolvimento possível.

Clareza e Alinhamento
Envolvemos os principais participantes do projeto para trazer clareza sobre a ideia, o problema que ela resolve, oportunidades que podemos aproveitar e quais desafios encontraremos no desenvolvimento.
O que não teremos no final

Protótipos de alta fidelidade

User Stories

Código desenvolvido

Modelagem de banco de dados

Definição de stack ou estrutura arquitetônica

Documentação técnica completa

Plano de marketing

Plano de lançamento do produto

Redução de Riscos e Custos
Trazendo maior clareza para todos os envolvidos aumentamos a probabilidade de desenvolver exatamente o que é necessário, minimizando riscos e custos.

Redução do Time to Market
Eliminamos o desperdício e melhoramos a eficiência. Ser o primeiro a lançar um novo serviço, produto ou recurso no mercado dará à sua organização uma vantagem competitiva. Reduzir o TTM significa que sua organização começará a gerar receita mais cedo.
Em termos de desenvolvimento de produtos, cada novo recurso introduzido deve gerar receita ou resultar em economia de custos, impactando positivamente o resultado final.

Discovery
Teremos conteúdo suficiente para o kick-off do projeto, neste momento a equipe estará completamente envolvida por terem participado do planejamento do produto e entrarão na etapa de execução motivados e comprometidos.

Pitch
No fim, teremos insumos como backlog ordenado e esboços do produto, que podem ser usados para apresentar a ideia a investidores, parceiros de negócios, ou clientes.


Agora é mão na massa, entre em contato comigo para agendarmos uma conversa e tirarmos essas ideias do papel!